13 de julho de 2012

Awakening, o maior mural de grãos de café

No passado dia 26 de Junho o Gorky Park, em Moscovo, foi palco da criação do maior mural criado com grãos de café, segundo o autor e artista, Arkady Kim.


O título da obra criada é Awakening.


Foi realizado ao longo de 12 dias com a ajuda de 5 assistentes, tendo aproximadamente 30 m2.


Segundo o autor, tentarão submeter este mural para figurar no conhecido Guiness World Records. Para ultrapassar a anterior marca, de um artista Albanês, Saimir Strati, este novo mural deveria ultrapassar a marca de 40Kg - ou seja, os murais feitos de grãos de café medem-se pelo peso e não pelas dimensões, um facto a reter para futuros intrépidos :) -, e conseguiu-o de longe, com os seus mais de 180Kg (e mais de 1 milhão de grãos de café!).


O mural esteve em exibição durante uma semana no Gorky Park, tendo sido depois oferecido a uma empresa de produção de café em São Petersburgo.


Arkady Kim a receber um certificado comemorativo da sua criação

7 de julho de 2012

Café associado à prevenção do Alzheimer

Um artigo de Junho de 2012 da USF (University of South Florida, nos EUA) e da UM (University of Miami, EUA) vem afirmar que a concentração elevada de cafeína no sangue de idosos, acima de 65 anos de idade, está associada à menor percentagem de progressão de Alzheimer.
Sendo que o estudo determinou também que a ingestão de cafeína por estes idosos era principalmente através de café, podemos concluir que a ingestão de café pode ser associada à menor incidência desta doença. Os idosos que participaram neste estudo bebiam cerca de 3 chávenas de café por dia, e tinham alguma perda de memória, um sintoma associado ao início da Alzheimer, mas que esta perda de memória não avançava tão rapidamente para Alzheimer como nos idosos que não bebiam tanto café.

Num artigo de 2011 já a investigação da USF determinara que um ingrediente do café aumentava a protecção contra a Alzheimer. Segundo essa investigação, um dos componentes do café, por identificar à altura, ligado à cafeína, aumentava no sangue um componente de estímulo ao crescimento GCSF (granulocyte colony stimulating factor) que está muito diminuído em doentes com Alzheimer. O mesmo estudo demonstrava, também, que o café descafeínado não originava o mesmo resultado.

1 de julho de 2012

Como tirar um Latte (Art) perfeito

O que necessita

  • Chávena
  • Leite frio, acabado de tirar do frigorífico (aprox. 30cl)
  • Recipiente para aquecer o leite (aço inoxidável)
  • Café acabado de moer
  • Vareta (pode ser uma espetada de madeira, fina)

Preparação do leite

Coloca-se o leite no recipiente. De seguida orienta-se a vareta de vapor da máquina de café para ficar ligeiramente inclinada (10-15º). Introduz-se a vareta no recipiente, até meio do leite, e abre-se o vapor. Desce-se o recipiente até que a vareta fique apenas ligeiramente submersa no leite, com o recipiente ligeiramente inclinado, de forma a criar um remoínho. Nesta posição o barulho do vapor será mais audível. Aquecer o leite nesta posição até que o recipiente fique demasiado quente ao toque (o barulho também se torna menos audível). Quando estiver pronto retirar o recipiente e limpar a vareta de vapor.
O leite terá subido consideravelmente de volume e deverá ter um aspecto aveludado. Se tiver algumas bolhas à superfície bata o recipiente na bancada até que estas desapareçam.

Num video preparado por Scott Rao, autor do livro The Professional Barista's Handbook, sugere-se uma técnica bastante barata para treinar a preparação do leite usando água com detergente.


Preparação do latte

Agora que temos o leite pronto, só falta mesmo tirar o café para a chávena e preparar o latte, com ou sem arte!
Na generalidade começa-se por tirar o café até 1/3 ou metade da chávena. Em seguida, segurando a chávena ligeiramente inclinada, deita-se devagar e a pouca altura o leite. A arte (latte art) é conseguida pela colocação do leite em diferentes posições da chávena e a ritmos diferentes. Nalguns desenhos usa-se uma vareta para criar alguns efeitos com a espuma e o café.

Meio-meio

Começa-se por verter o leite numa das pontas da chávena, para que fique apenas em metade. No final faz-se um desenho com a vareta para decorar a zona de separação.

Coração

Um dos desenhos mais comuns e dos mais simples. Verte-se o leite aproximadamente a 1/3 da chávena, com movimentos pendulares do pulso, com um fluxo contínuo. Na parte final, com a chávena quase cheia, em não parando o fluxo de leite, move-se para a outra ponta da chávena para definir a ponta do coração.

O Trevo

Parecido com o desenho do Coração. Começa-se por verter o leite no centro. Aproximadamente a 2/3 da chávena usa-se o movimento pendular do pulso para criar um efeito parecido com o do Coração. No final usa-se a vareta para definir as folhas do Trevo, começando por desenhar a separação entre elas e em seguida as pontas das folhas.

A Roseta

Parecido com o desenho do Coração mas em movimento invertido. Começa-se por verter o leite no topo da chávena, com movimento pendular do pulso, e vai-se progredindo para a parte de baixo da chávena. No final atravessa-se o desenho a direito.