30 de maio de 2012

Do café Camelo à Nova Delta, um negócio de família

Da torrefacção artesanal à Torrefacção Camelo

Os cafés Camelo surgiram em meados da década de 30 como uma torrefacção artesanal de café, de Joaquim dos Santos Nabeiro, Vitorino Silveira e Manuel Nabeiro. Quando Manuel Nabeiro morre, Rui Nabeiro, seu filho com ainda 17 anos, entra na sociedade em substituição das funções do pai.

A empresa, localizada em Campo Maior, à beira de uma vizinha Espanha a viver tempos conturbados da Guerra Civil, rapidamente cresce, fruto do contrabando que permitia vender o café além-fronteiras, e que deu o impulso necessário para o negócio se implantar. Surge pouco depois a Torrefacção Camelo, como sociedade entre os tios e Rui Nabeiro, já dentro do negócio.



A iniciativa própria da Delta Cafés

Não satisfeito com os condicionalismos da sociedade, Rui Nabeiro funda, em 1961, a sua empresa, com a sua esposa e filhos. É uma forma de dar lugar, agora, à sua marca e à sua iniciativa. A empresa conta inialmente com 3 funcionários e 2 bolas de torra de café, com 30Kg cada, e funciona num pequeno armazém de 50m2. É nesta nova empresa que cria a marca Delta.

No período seguinte ao 25 de Abril, com a independência das colónias, Portugal deixa de ser produtor para passar a ser importador de café. Neste período Rui Nabeiro chega a fretar um navio para importar directamente o café de Angola, como forma de este não esgotar no mercado nacional.

Duas décadas depois, e com o mercado nacional mais consolidado, inicia um novo período com o lançamento da empresa Nova Delta, que fica a gerir a actividade industrial, deixando para a outra a actividade comercial. É nesta empresa que são seleccionados e torrados os grãos de café que vão dar origem aos diversos lotes, consoante os produtos correntes da empresa.

Em meados da década de 1990 a empresa era já líder de mercado, contando com mais de 3000 funcionários.

O Grupo Nabeiro

O Grupo Nabeiro foi criado em 1998, agrupando 22 empresas que exploram, cada uma, uma diferente área de negócio. Desde a alimentação, bebidas, serviços, restauração e hotelaria, todo o canal HORECA está explorado e potenciado pelo grupo.

Fontes

História da Torrefacção Camelo
Camelo. o Café de toda a vida
História da Delta
O império dos cafés que bate o pé aos gigantes mundiais
Delta Cafés
Grupo Nabeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário